Nerd Life

Vida sem papel


tf300t_frontComo resolução de ano novo, ainda em 2012, tomei uma decisão: reduziria o meu consumo de papel em 70% até o final de 2013. Essa decisão tem múltiplas facetas: melhorar minha organização, fazer com que eu perca menos coisas e otimizar a minha vida como um todo. Venho me mantendo firme nessa empreitada, inclusive acredito já ter batido a meta da redução de 70%.

Mas a transição para a vida sem papel não é simples, ela demanda gadgets, apps e muita boa vontade para superar a curva de aprendizado de, por exemplo, escrever com uma stylus.

Pretendo, com a série de posts sobre o assunto que inicio agora, dar dicas e compartilhar a minha experiência, que vai desde aspectos lúdicos, como por exemplo organizar meu material de RPG e preparar sessões de jogo só com o tablet, até aspectos do meu trabalho como advogado. Este é um post introdutório, no qual vou falar dos gadgets que uso, e dos aplicativos mais básicos; como eles funcionam em conjunto para fazer a vida sem papel funcionar.

Gadgets:

1. Nexus 4: meu smartphone é meu assistente, é meu companheiro de todo dia. É com ele que verifico desde reuniões com clientes até o banco de jurisprudência que armazeno na nuvem. Utilizo ele também para armazenar e organizar os cartões de negócio que troco com contatos, clientes e parceiros. Além disso, ele serve como integração entre a minha agenda e o meu carro, através da relação entre a agenda do Google e meu GPS.

2. Asus Transformer TF-300: meu tablet é a ligação entre a minha vida lúdica e a vida sem papel. É nele que armazeno desde fichas de personagens de RPG até aventuras completas, monstros, livros e tudo o mais. Também o utilizo para ler quadrinhos, como a série nova The Star Wars – que é imperdível, diga-se de passagem. A sua utilização na minha vida profissional ainda tem muito o que evoluir, hoje serve apenas como ferramenta de apresentação em pdf dos produtos da empresa em que trabalho. Como falei acima, a curva de aprendizado para se escrever com uma stylus é bastante íngreme, e não tenho confiança (nem caligrafia) para utilizá-lo como bloco de notas digital em reuniões e eventos (Mas ainda chego lá).

3. Kindle 3: apesar de não ter substituído totalmente o livro físico na minha vida, pois sou muito apegado às sensações que os e-books não têm condições de reproduzir, como textura da folha, cheiro de livro novo e a sensação de orgulho da parede cheia de livros que tenho em casa, o Kindle tem se mostrado bastante útil para livros de interesse mais efêmero, quase que literalmente de “ler e jogar fora”. Além disso, o Kindle virou o substituto ideal das revistas. Hoje, prefiro montar uma revista com posts de blogs e exportá-la para um arquivo em .mobi a comprar, digamos, uma Superinteressante na banca.

4. PC: deixei por último o mais óbvio. Meu trabalho em geral é feito no PC, tanto o meu trabalho como advogado quanto o da Redbox. É o pau para toda obra, o grosso do trabalho é todo feito nele, deixando os demais gadgets gravitando ao seu redor, cada um com a sua função específica.

Apps: 

1. Evernoteo Evernote é o aplicativo mais importante da minha vida sem papel. É nele que organizo tudo: cartões de negócios, banco de jurisprudência, aventuras de RPG, artigos que encontrei na internet, etc. Além disso, ele é muito útil por causa da sua fácil integração com outros aplicativos, seja de forma nativa, seja através do IFTTT.

2. Dropbox: outro aplicativo essencial. Muita gente possui uma gaveta, uma pasta, um arquivo, onde guarda suas notas fiscais, manuais, comprovantes de pagamento e documentos em geral. Eu possuo uma conta premium do Dropbox. Considero um investimento com um custo-benefício muito bom, pois ela não só me permite manter toda essa papelada organizada e classificada como faz isso ocupando zero espaço no meu apartamento. A utilização do Dropbox é ampla: nele armazeno meus livros de RPG, minhas músicas, meus e-books do Kindle, tudo guardado na nuvem e ao alcance de um toque na tela, conforme a necessidade.

3. Evernote web clippero web clipper do Evernote é a ferramenta ideal para guardar o que importa da internet em um lugar seguro e que está sempre à mão. Viu uma receita de um hambúrger que quer fazer no final de semana? Recorte com o web clipper e armazene automaticamente no seu Evernote. Viu um post legal mas que é longo demais para ler naquele minutinho morto no trabalho? Salve-o no Evernote e depois exporte-o para o Kindle.

4. Papyrusé o meu aplicativo de notas à mão que mais utilizo. Tem ferramentas importantes e que faltam em tantos outros, além de sincronizar com o Dropbox, armazenando as notas em segurança na nuvem. Para quem usa iOS, sugiro o Penultimate, uma ferramenta do próprio Evernote, que ainda não foi lançada para Android.

5. Google Calendar: é meu organizador preferido. Tenho agendas diferentes para objetivos diferentes, seja para assuntos pessoais, aniversários e até de trabalho – que compartilho com meu trainee, que marca reuniões sem precisar consultar a minha disponibilidade. Utilizo também as tarefas do Google, que reduziu a minha utilização de post-its para zero.

É claro, existem tantos outros aplicativos que podem ser utilizados para funções específicas, mas os que considero indispensáveis são esses. Futuramente, escreverei posts tratando de pontos específicos da vida sem papel, fique ligado!

2 respostas »

  1. Fiz uma resolução semelhante, mas fazendo o caminho oposto: aumentar em 300% meu uso de gadgets para tudo, incluindo leitura, anotações e coisas em que se usaria papel. Isso pode reduzir meu consumo de papel, mas obviamente o ojetivo é possuir gadgets legais, e não salvar o planeta do desperdício e geração de lixo. 😉

    Curtir

  2. Realmente, ajuda muito! É dificil ter q “aprender de novo” certas coisas, pois é facil pegar um xerox e sublinhar, escrever em cima, dobrar a orelha da pagina para marca-la, etc. Tudo pode ser feito, e ate mais eficientemente, em aparelhos eletronicos, mas quebrar essa barreira é dificil. Sem contar em precisar ter o aparelho, e no meu caso (q nem tenho), o medo de perde-lo, de expo-lo em publico (tenho mania de assalto) ou de perder muitas coisas ao perder um destes meios (apesar de existirem coisas como o Drop box que auxilia a manter os arquivos).

    Espero pela continuação da materia!

    Curtir

Deixe um comentário