Games

Finais Polêmicos em Games (Mass Effect 3 x The Last of US)


Falar do poder das redes sociais nos dias de hoje é chover no molhado. Se você está pensando em abrir uma empresa e não liga a mínima para isso, a realidade pode bater à sua porta. Caso seu produto ou serviço não seja aprovado pelo público, ou, imaginando um cenário ainda pior, ele seja repudiado, prepare-se para uma forte dor de cabeça. Achou ruim? Imagine então que o seu produto tem o poder de causar fortes emoções nas pessoas, que a versão anterior dele foi muito adorada ou simplesmente que o rumo das coisas não foi o que as pessoas esperavam. Transforme aquela dor de cabeça em uma enxaqueca capaz de deixar o mais resiliente dos CEOs de cama em um quarto escuro.

Nossos amados jogos eletrônicos também enfrentam essa situação. Talvez o caso mais popular seja o de Mass Effect 3, que conseguiu mover as massas, ou, pelo menos, os bits na web. Foram muitas as mobilizações: abaixo assinado, memes criados para ridicularizar o final, Facebook e Twitter bombando. A crítica especializada até tentou dar uma força para o jogo (afinal o jogo é ótimo), mas não teve jeito, os fãs não descasaram até conseguirem o que queriam. A Bioware lançou em formato DLC gratuito um novo final.

Mass Effect 3

Muita gente que não jogou Mass Effect 3 (tomem vergonha na cara) me perguntou se o final do jogo era mesmo tão ruim assim. Vou tentar falar sobre isso com o mínimo de  spoiler possível. O primeiro ponto para analisar é que o final original é pesado e triste. Li e ouvi muita gente dizendo que este foi o fator que gerou a revolta, pois os jogadores, em  sua maioria jovens, não curtem e não estão preparados para finais sombrios. Para alguns talvez, mas de uma maneira geral, não poderia discordar mais.

Podemos explorar esse tema citando outro jogo com um final, digamos assim, pesado. The Last of Us é um dos jogos mais badalados nos últimos anos, e se o fator de decisão para  o gosto dos jogadores fosse a melancolia do final, podem acreditar, todo o mimimi iria se repetir. Ao invés disso, The Last of Us tem um dos finais mais épicos e traumatizantes  que já vi. E cadê os ruídos nas redes sociais? O final pode e vai te deixar abalado, como disse um amigo: talvez fosse preciso montar um grupo de apoio para pessoas que  terminaram o game. E se você tem um mínimo de imaginação, sabe que o final poderia ser mais forte ainda. Sendo assim, onde está o X da questão?

Acredito fortemente que a diferença entre esses jogos está na coerência com o restante da obra. Mass Effect tem um tom mais leve em sua narrativa, ele até possui momentos sombrios, mas Shephard é um herói no mais puro sentido da palavra e como tal ele nos faz acreditar e ter esperança não importa o nível do desafio (Hollywood tem uma grande culpa nesse ponto). Além disso, o jogo conta com um sistema fantástico que altera a história de acordo com as suas decisões, mas infelizmente não existia nada que você pudesse fazer para evitar o pior. Portanto, o final não parece estar em harmonia com a obra, pelo contrario, ao final do jogo, um sentimento de frustração toma conta do jogador.The Last of US

Em The Last of Us você é quase que preparado emocionalmente para o que esta por vir. O jogo é melancólico do início ao fim. Joel é um protagonista com uma carga psicológica enorme, e você jamais duvida do que ele é capaz de fazer, pelo contrário, ao longo do jogo você vai conhecendo como sua personalidade foi moldada e é capaz de deduzir algumas de suas ações. Isso ajuda com que o final esteja em completa coerência com o restante do jogo. Você verá o final, e ele vai ficar entalado em sua garganta o dia todo, mas apenas fará você refletir, colocar-se na posição dos personagens e se perguntar se as decisões dele também seriam as suas. Classifico isso como uma experiência enriquecedora.

Independente dos finais dos jogos, bons ou ruins, continuo acreditando que possíveis finais alternativos devam ser tratadas como mera curiosidade. Os finais dos jogos, sejam eles quais forem, devem ser respeitados, pois foram estes que os autores acreditaram que deveriam encerrar as suas obras.

Categorias:Games

Marcado como:, , ,

2 respostas »

  1. Nem me preocupei em baixar final alternativo do ME 3. Acho que o final, como foi concebido, é fantástico. O grande problema que vejo nas gerações mais novas de gamers é que querem tudo mastigadinho. Precisam de um final conte tudinho nos mínimos detalhes. Quem espera por isso, com certeza, se decepciona com o final de ME 3.

    E concordo com o Molina, o único grande problema é ter acabado. Mas, quem sabe, uma nova trilogia de Mass Effect focando no ciclo pré-Shepard?

    Curtir

  2. Eu particularmente ainda não joguei o final alternativo do Mass Effect 3. Baixei, instalei, mas não joguei. Se eu gostei do final original? Não, não gostei. Mas eu não gostei pelo simples fato de que, por este final, a história acaba e ficamos sem Mass Effect 4… Hehehe…

    Last of Us (ou como dizem nos camelôs argentinos, “Lo Ultimo de los Americanos”) eu ainda vou ter que me animar a jogar.

    Curtir

Deixe um comentário